quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Eclesiastes 11 – A generosidade em voga na Palavra de Deus

Quando ouvimos o Eclesiastes dizendo “Lance seu pão sobre as águas” ficamos pensando, se colocarmos o pão na água, ele vai ficar ensopado, vai desmanchar e vai ficar improprio para consumo. Pensando no texto por si só, realmente parece isso, mas aqui o Pregador trás o seguinte pensamento: Lançar o pão nas águas, ou no rio, é semelhante a espalhar o pão, quer dizer, você deve distribuir com generosidade, pois quando tiver passando por momentos de aflição, você também será ajudado.
Esse tipo de pensamento é a espinha dorsal da vida cristã, o famoso “uns aos outros”. Toda a nossa vida deve ser pautada em servir e ajudar o próximo, Tiago, irmão do Senhor, em sua carta diz
A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo: Tiago 1:27
Entretanto, para que isso aconteça é necessário que nosso coração seja quebrantado diariamente, só uma atitude de renúncia pode tornar possível o viver para o outro, amar o próximo como a nós mesmos. Jesus nos fala que quem quiser ir após ele, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-o (Lucas 9:23-24). O caminho da Cruz é um caminho de morte, caminho de renúncia, caminho de dor, mas também é o caminho de luz, que leva a salvação pelo sangue de Cristo que nos purifica de todo pecado (1 João 1:7).
É necessário que sejamos vasos nas mão do oleiro, deixemos que diariamente ele nos quebre e nos molde, para que nos tornemos cada vez mais parecidos com Jesus. Esse exercício é duro, o caminho é sofrido, mas o resultado é um vaso trabalhando pela mão do Senhor, um vaso que não se quebra, que não se corrompe, pois Deus, por suas próprias mãos o moldou.
Amados, lembrem dos uns aos outros, amem uns aos outros, suportem uns aos outros.
Que possamos viver em união, sempre pensando no próximo, amando-o como a nós mesmos, não nos conformando com este mundo, mas transformando-o pela renovação da nossa mente, para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Deus quer que sejamos generosos, para isso é preciso quebrantamento diário, negação diária e desapego das coisas materiais

Que o Senhor nos quebre, nos molde e nos use como vasos cheios de generosidade e amor.

Nenhum comentário: