sábado, 3 de janeiro de 2015

Sobre o pecado

Ano passado postei um texto neste blog e, relendo, percebi que eu não fui claro no meu raciocínio e que essa falta de clareza pode gerar, inclusive, erro de interpretação bíblica e por consequência heresia.

Obviamente esta não é minha intenção e, por isso, mesmo tardiamente, escrevo este texto que refletirá meu real posicionamento a respeito do pecado.

No referido texto disse que ninguém pode levar o outro a pecar e é exatamente aí que está o perigo. Quando eu disse isso, me referia aos pecados gerados pela concupiscência, isto é, pelo desejo humano desenfreado. Neste aspecto continuo entendendo que ninguém pode levar o outro a pecar, por mais que possa induzir e, neste caso, seria o erro da irmãzinha do outro texto, mas a decisão de pecar (esse pecado pela concupiscência) é inteiramente próprio.

O Texto Sagrado que utilizei na ocasião foi o de Mateus 5:29 e 30, neste trecho a palavra em grego é σκανδαλίζει (Skandalizei), que traz o sentido de chocar, ofender, desta maneira melhor tradução seria: "se teu olho direito te choca/ofende, arranque-o...", trocando em miúdos, se teu olho te FAZ PECAR, arranca ele fora. Notem bem que o texto não diz que caso seu olho escandalize SEU IRMÃO, a palavra utilizada no texto é "TE", "se teu olho TE escandalizar", a ideia aqui é se prevenir de pecar.

Mas existe a possibilidade de fazer alguém pecar. A Bíblia é bem clara em textos como Lucas 17:1-2

1 - Jesus disse aos seus discípulos: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. 2 - Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar.


A palavra tropeçar, no texto acima é σκανδαλον (Skandalon) que seria melhor traduzida do hebraico por מכשול(mikshowl) que é melhor traduzida para o português por "pedra de tropeço". Por trás do termo Pedra de Tropeço há toda uma tradição, a palavra grega Skandalon não consegue se aproximar do significado real, pois a ideia aqui remete a falta de senso de se colocar uma pedra para um cego tropeçar isto é, forçar alguém sem a devida iluminação a tomar um caminho que não seja o correto, ou seja, fazer alguem pecar.


Mas como posso fazer alguém pecar? vou citar um exemplo prático e rápido.


Digamos que um determinado crente que goste de bebidas alcoólicas convide seu irmão em Cristo que entende que beber é algo contrário a vontade de Deus. Digamos ainda que este primeiro irmão tenha um conhecimento maior da Palavra de Deus em relação a seu irmão em Cristo.Esse primeiro crente, entende que a Bíblia não legisla em relação a isso e devido a isso oferece bebida alcoolica ao outro argumentando que não é pecado, pois a Bíblia nada fala a respeito disso.
Constrangido, o segundo crente bebe, ofendendo o que ele entende ser o certo. Neste caso, o primeiro crente serviu de pedra de tropeço ao segundo crente.

Neste caso, você pode dizer, "há, mas nenhum dos dois pecou...". Sim, nenhum dos dois pecou pois não houve tentativa de agressão à santidade de Deus. Mas você pode entender que alguém que tem mais instrução pode, através do seu conhecimento, da sua persuasão, constranger o outro que não está no mesmo pé a não fazer o caminho correto, sendo, neste caso, pedra de tropeço para o outro.

Bom, espero ter esclarecido,

que Deus os abençoe.


texto anteriorhttp://vossavateologia.blogspot.com.br/2013/07/aquela-irma-me-faz-pecar.html

Nenhum comentário: